segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Público virtual prefere roteiro a obras literárias


Tão grande foi a minha surpresa ao abrir meu facebook no último dia 9 e me deparar com uma enquete pra lá de tendenciosa criada pela presidente da Rede Purple, Tena Andrade, que questionava aos amantes do mundo virtual sobre sua preferência quanto aos estilos de escrita roteirizada e literária. Maior ainda foi minha surpresa ao voltar à enquete no dia de hoje (15/08) e ver a resposta da galera onde aproximadamente 72% (21) das pessoas votaram na opção "Textos com termos" e 28% (8) votaram na opção "Texto simples", sem falar na discussão que rendeu nos comentários.

Sério, por essa eu não esperava e vou explicar o porque. Em muitos anos de caminhada no mundo virtual, sempre li relatos de pessoas fazendo críticas ao roteiro de modo geral, mas principalmente pelo grau de dificuldade que ele exige. Ok, não estamos aqui querendo provar pra Globo que temos talento, ou talvez estejamos, por que não? Mas, independentemente disso, a enquete comprova que estamos caminhando rumo à evolução e sofisticação no modo de escrever, que estamos nos tornando mais seletivos, mais críticos e mais profissionais no sentido de que nos preocupamos em oferecer o que temos e estamos aprendendo a fazer de melhor. Não que quem escreva no estilo literário não seja bom, pelo contrário. Mas, no cenário das emissoras virtuais acredito que o gênero roteiro se aplica melhor numa tentativa de padronização do movimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário